A metodologia DISC a partir de Marston

História do DISC,DISC,análise comportamental,análise comportamental disc,William Mouton Marston,perfis,metodologia,metodologia DISC

A história do DISC, teve o seu início em 1928, onde o psicólogo americano William Mouton Marston desenvolveu uma teoria para explicar as respostas comportamentais das pessoas baseado em suas emoções.

As descobertas de Marston foram publicadas em um livro chamado “As emoções das pessoas Normais” que é utilizado em pesquisas, muito referenciado até hoje e que foi base para estruturação do Person Report.

Contudo desde a antiguidade, mesmo antes de Marston, o homem busca uma compreensão mais estruturada do comportamento humano, podendo ser através de reflexões, observações mais empíricas e também através de pesquisas mais embasadas cientificamente.

Como é a metodologia DISC

A metodologia DISC estabelece a existência de quatro fatores comportamentais possíveis, que dependendo da intensidade de cada fator, define o perfil de cada pessoa. Todas as pessoas possuem os quatro fatores em graus diferentes de intensidade e estes combinados formam a essência de cada um: dominância, influência, estabilidade e conformidade.

Também no DISC quando os perfis tendem a ser mais puros, possuindo pouca relação entre os fatores a dominância e a conformidade tem foco nas tarefas e a influência e estabilidade tem seu foco nas pessoas.

Também a dominância e a influência são perfis mais extrovertidos e a estabilidade e a conformidade são perfis mais introvertidos.

Todos os perfis são bons

Não existe um perfil comportamental melhor e nem um perfil comportamental pior. O que existe são combinações de fatores que formam perfis que preferem ou se adaptam melhor a determinados ambientes e situações do que outros perfis. O fato é que quanto mais uma pessoa sabe sobre ela, mais ela pode canalizar esforços sobre os resultados que busca.

É importante levar em consideração a maturidade, autoconsciência, o desenvolvimento de competências ao longo do tempo e outras variáveis para melhor entender o padrão comportamental de cada pessoa.

Para concluir, todas as pessoas possuem os quatro fatores, em graus diferentes de intensidade e estes combinados formam a essência de cada indivíduo.

Desta forma conhecer nosso perfil comportamental é dar de cara, sem nenhuma máscara, com a nossa essência, responsável pela definição de nossa individualidade.

Muito grato por estar conosco.
Person Report.

Compartilhe