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Liderança e Inteligência Emocional

liderança e inteligência emocional

O líder que desenvolve sua Inteligência Emocional tem mais resultados

Inteligência Emocional é um conjunto de competências que o indivíduo tem para lidar com suas próprias emoções e as emoções das outras pessoas.

Em liderança é como o líder lida e gerencia suas próprias emoções através da autoconsciência e autogestão e como lida e gerencia as emoções da sua equipe através da consciência social e gestão de relacionamentos.

As competências pessoais da Inteligência Emocional

A questão é como o líder lida com as emoções em um primeiro momento e tem ou desenvolve a autoconsciência sobre aquilo que lhe afeta, aquilo que é tóxico e lhe faz mal.

No segundo momento após suas próprias percepções vem outra questão que talvez seja a mais importante de todas: Como o líder gerencia esse turbilhão de emoções?

O Fato é que o autocontrole e a flexibilidade e otimismo são competências fundamentais entre outras tantas, para iniciar o gerenciamento das próprias emoções do líder.

Se não bastasse, além de perceber e gerenciar o que ocorre com o líder, às vezes causado por ele mesmo, mas na grande maioria das vezes por outras pessoas em situações diversas, o líder tem que saber lidar com as emoções das outras pessoas e no ambiente corporativo são as emoções dos superiores, pares e principalmente os liderados.

As competências sociais da Inteligência Emocional

A consciência social através de um conjunto de competências por meio da empatia é a competência fundamental para se colocar no lugar dos outros, e mais que isso, dentro do contexto da Inteligência Emocional a empatia é quando conseguimos entender as emoções dos outros sem julgar ou questionar, sempre estando aberto para qualquer tipo de apoio.

Indo de encontro com a empatia a gestão de relacionamentos é uma competência imprescindível no que diz respeito a lidar com as emoções das outras pessoas. Quando o líder colabora com a sua equipe, ou até mesmo inspira seus liderados, muitas vezes estimulando mudanças e influenciando-os a fazer algo, ele certamente estará fazendo a gestão deste relacionamento.

É muito importante que o líder tenha a percepção sobre aquilo que está acontecendo com ele e saber o que causa o desequilibro emocional para então buscar entendimento e formas para manter o equilíbrio.

O relatório Person Report de Liderança

Também ter o conhecimento do seu perfil comportamental, através do relatório completo do Person Report de Liderança irá trazer para o líder uma percepção profunda de suas tendências comportamentais, apresentando pontos fortes e de melhoria o que irá contribuir para desenvolver a sua Inteligência Emocional.

Faz sentido?

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GOLEMAN, Daniel. (1995). Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva.

GOLEMAN, Daniel; BOYATZIS, Richard; MCKEE, Annie. O poder da inteligência emocional: Como liderar com sensibilidade e eficiência. Objetiva, 2018.

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