A gestão comportamental refere-se ao processo de gerenciar o comportamento das pessoas dentro de uma equipe ou organização em relação ao ambiente que cada indivíduo se encontra, com o intuito principal para que cada pessoa com suas características comportamentais alcancem os resultados e atinjam os objetivos esperados.
Neste contexto é muito importante os profissionais saberem qual é o seu perfil comportamental preferencial e da mesma forma saber reconhecer o perfil comportamental das outras pessoas.
A Gestão Comportamental com DISC
A gestão comportamental com DISC envolve a aplicação da metodologia DISC para melhor entender as pessoas e adaptar as estratégias de gestão de acordo com seus estilos comportamentais preferenciais e envolve trabalhar questões como: Comunicação assertiva, Gestão de conflitos, Motivação e engajamento e o Desenvolvimento pessoal de cada pessoa. Segue algumas dicas para fazer a gestão comportamental com DISC.
- Identifique os estilos DISC: Observe o comportamento das pessoas da equipe individualmente e busque identificar os estilos comportamentais DISC predominantes em cada indivíduo, através de observação ou de forma mais profunda através de avaliações.
- Comunique conforme a situação: Ajuste seu estilo de comunicação de acordo com o estilo DISC de cada pessoa. Por exemplo, ao se comunicar com um estilo D, seja direto e objetivo. Com um estilo I, seja entusiasmado e envolvente. Com um estilo S, seja amigável e atencioso. Com um estilo C, seja claro e forneça detalhes.
- Faça desenvolvimento individual: Identifique as áreas de desenvolvimento individual com base nos estilos DISC de cada pessoa. Ofereça oportunidades de treinamento e desenvolvimento que atendam às necessidades comportamentais de cada membro da equipe.
Avaliação do Perfil Comportamental
Com base na avaliação de perfil comportamental, cada pessoa pode receber feedback sobre seu estilo comportamental e a partir disso ser capaz de se concentrar em aprimorar seus pontos fracos e maximizar seus pontos fortes. Além disso, pode adaptar seu estilo de comunicação para ser mais efetivo com as pessoas que possuem outros estilos, estabelecendo um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.
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