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Especialistas apontam que o comportamento é algo muito importante e primordial para o trabalho. A grande maioria das empresas ainda dedica mais tempo desenvolvendo habilidades técnicas em seus funcionários. Outras empresas já estão percebendo e avaliando o perfil comportamental e a área que os funcionários possuem mais inclinação.

Cada vez mais nos ambientes organizacionais percebe-se a importância de considerar aspectos comportamentais dos profissionais na contratação, retenção e desenvolvimento.

Além disso, observa-se um importante movimento das pessoas pelo seu autoconhecimento e as empresas por quererem conhecer mais afundo seus funcionários.

Neste sentido as empresas percebem que podem usar essa metodologia como análise comportamental nas contratações, retenção e treinamento, pois saber como é e ter a compreensão do perfil, traz para a empresa e para o profissional a clareza sobre suas tendências comportamentais em relação ao seu cargo e sobre o que é esperado do mesmo.

A importância de usar o DISC na liderança

Para qualquer profissional é muito importante saber qual é o perfil comportamental preferencial, da mesma forma é, para a área de liderança.

Qualquer pessoa pode ser o que deseja, mas, para alguns este caminho terá um custo maior do que para outros. O fato é que algumas pessoas têm mais inclinação para liderança do que outras.

Agora, imagine se um funcionário tem um cargo de liderança e possui pouca inclinação para essa área.

Um exemplo clássico é em uma equipe de vendas, onde têm vários vendedores capacitados trazendo os resultados para empresa. Por algum motivo o líder se desliga da empresa e quem o diretor coloca como Líder?

Geralmente alguém da equipe de vendas que sempre supera todas as metas. Aquele funcionário modelo e exemplo e o diretor pensa:

“Se ele é bom como vendedor será um bom líder também”.

É muito importante que o funcionário tenha conhecimento, seguido de competências técnicas para a função que irá exercer. Mas levar em conta as questões comportamentais irá mostrar se este funcionário tem inclinação para essa área ou não.

O diretor no exemplo citado pode perder um bom vendedor e deixar de ganhar um bom líder.

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