Para qualquer profissional é muito importante saber qual é o seu perfil comportamental preferencial, da mesma forma é, para a área de liderança.
Qualquer pessoa pode ser o que deseja ser, mas para algumas pessoas este caminho terá um custo maior do que para outras pessoas. O fato é que algumas pessoas têm mais inclinação para liderança do que outras.
Agora, imagine se um funcionário tem um cargo de liderança e possui pouca inclinação para essa área.
Um exemplo clássico
Em uma equipe de vendas, onde têm vários vendedores capacitados trazendo os resultados para empresa. Por algum motivo o líder se desliga da empresa e quem o diretor coloca como Líder?
Geralmente alguém da equipe de vendas que sempre supera todas as metas. Aquele funcionário modelo e exemplo e o diretor pensa:
“Se ele é bom como vendedor será um bom líder também”.
É muito importante que o funcionário tenha conhecimento, seguido de competências técnicas para a função que irá exercer. Mas levar em conta as questões comportamentais irá mostrar se este funcionário tem inclinação para essa área ou não, e caso não tenha, estas poderão ser desenvolvidas.
E o diretor no exemplo citado pode perder um bom vendedor e deixar de ganhar um bom líder.
Portanto conhecer o perfil comportamental do líder pode ser extremamente útil no desenvolvimento do perfil de liderança. Com essa compreensão, é possível identificar os seus pontos fortes e áreas de desenvolvimento, além de entender como eles podem trabalhar de forma mais efetivas com as pessoas ao seu redor.
Avaliação do perfil comportamental
Com base em sua avaliação de perfil comportamental, o líder pode receber feedback sobre seu estilo de liderança e ser capaz de se concentrar em aprimorar seus pontos fracos e maximizar seus pontos fortes. Além disso, o líder pode adaptar seu estilo de liderança às necessidades individuais de seus liderados, promovendo uma comunicação mais eficaz e estabelecendo um ambiente de trabalho mais produtivo e positivo.
No mais era isso, conte conosco.
Person Report.