DISC é um modelo que teve sua origem em 1928 a partir dos estudos de William Moulton Marston que foram publicados em sua obra: Emotions Of Normal People, para examinar o comportamento dos indivíduos em um determinado ambiente.
Para Marston, existem quatro tipos básicos de comportamentos previsíveis, observados nas pessoas. Tais respostas comportamentais ocorrem a partir da combinação de duas dimensões: uma interna (referente à percepção do poder pessoal no ambiente) e outra externa (percepção da favorabilidade do ambiente).
A metodologia DISC estabelece a existência de quatro fatores comportamentais possíveis, que dependendo da intensidade de cada um, define o perfil de cada pessoa. Todas as pessoas possuem todos os fatores, com graus diferentes de intensidade e estes combinados forma a essência de cada pessoa: dominância, influência, estabilidade e conformidade.
Não existe um perfil comportamental certo e nem um perfil comportamental errado. O que existe são combinações de fatores que forma perfis que preferem ou se adaptam melhor a determinados ambientes e situações do que outros perfis.
O fato é que quanto mais uma pessoa sabe sobre ela, mais ela pode canalizar esforços sobre os resultados que busca.
© 2022 – ATTLANTIS: Todos os direitos reservados