Você é líder, mas por vezes sente que seu trabalho não está rendendo?
É constantemente interrompido, e os problemas atrapalham seu desempenho?
Pois bem, sabemos que o dia passa muito rápido e mesmo com muito apoio tecnológico, temos que saber lidar com tarefas diárias em nossa vida profissional, principalmente quando estamos em uma posição de liderança, somos modelos e além de liderar pessoas devemos saber nos auto liderar também.
O fato é que muitas vezes quem ocupa cargos de liderança, deixa muito a desejar nesse quesito, não entregando os resultados que a empresa precisa que sejam entregues.
Ser líder hoje é uma sequência de desafios diários, pois além de fazer gestão de sua equipe, é responsável por gerenciar seu próprio tempo e o tempo de seu time, além de cuidar dos processos, metas, dar retornos para superiores e liderados o que exige muita responsabilidade, já que precisa atender as expectativas de ambos.
Com certeza todo profissional nessa posição, quando comprometido quer sempre entregar mais resultados e estar sempre acima da média. E se você é um deles, com certeza vai ficar atento a essas 8 dicas infalíveis para aumentar sua produtividade.
Primeira Dica – Tenha foco
Foco é a atenção exclusiva que damos para uma única tarefa. Ter foco significa ser objetivo, começar algo e terminar, fazer as tarefas de forma concentrada, seja no trabalho, no decorrer da semana ou em qualquer outro período. É saber exatamente o que se quer e buscá-lo.
Se esse é um problema para você, talvez tenha algo na sua vida pessoal que esteja te atrapalhando, pois é muito comum aspectos da vida pessoal interferirem na profissional.
O primeiro passo para gerar uma mudança é identificar a causa do problema. A falta de foco pode ser fadiga, algum problema em casa, vício em redes sociais, entre outros. Reflita sobre e procure estar inteiro onde estiver.
Um segundo passo é o planejamento do dia, da semana, do mês e até do ano. Definir bem suas tarefas é primordial para ter controle de todas as suas atividades.
Um outro ponto importante é trabalhar off-line. Faça um teste: trabalhe 4 horas off-line e depois 4 horas on-line, então, meça sua produtividade. Muitas das interrupções do trabalho vêm de e-mails pessoais, redes sociais, celular etc.
Quando você tem foco em suas tarefas e atividades você irá conseguir fazer mais tarefas em menos tempo como mais efetividade.
Segunda Dica – Tenha prioridades
Começar um mês, semana ou um dia de trabalho sem saber quais são as principais prioridades daquele período é inadmissível, mais ainda quando se trata de um líder que gerencia pessoas e precisa ter estruturado o papel que cada liderado irá desempenhar.
Algumas pessoas iniciam seu dia de trabalho com um planejamento claro do que desejam, com várias tarefas a serem realizadas, mas muitas vezes, ainda possuem dificuldades de diferenciar as atividades importantes das atividades urgentes. Saber identificar o nível de prioridade das tarefas diárias é importantíssimo para o sucesso profissional.
Urgente implica em necessidade de atenção imediata, ou seja, parar o que está fazendo e dar prioridade a outra tarefa.
Mas quem está exigindo atenção imediata?
Como a tarefa em questão se relaciona com os objetivos a serem atingidos?
É fácil visualizar que assuntos urgentes, deverão sempre ter prioridade sobre os assuntos importantes, que são os assuntos que levam tempo. Sendo que no primeiro caso, eles podem surgir de modo muito rápido e ter pouco vínculo com objetivos específicos
Assim, a atenção ficará concentrada no que realmente é importante.
Terceira Dica – Aprenda a treinar antes de delegar
Delegar tarefas é uma expressão muito utilizada nos dias de hoje, de fácil compreensão para líderes e gestores, mas muitas vezes pouco utilizada no sentido real de seu significado.
Vai além de passar uma tarefa ou função para outra pessoa, pois exige prática, paciência e muita percepção para com os liderados. Muitos deles mesmo estando há um bom tempo na empresa não tem todo conhecimento que o Gestor espera que tenha. Cabe ao líder, então, treinar sua equipe e preparar os mesmos para exercer determinadas tarefas.
É importante que o líder se certifique sempre que a pessoa que vai receber uma função seja ela qual for, esteja preparada para executar tal atividade.
Quarta Dica – Delegue
O líder que aprende a delegar tem mais tempo para gestão.
Para delegar com êxito, primeiro o líder precisa saber exatamente o que será entregue. Precisa ter em mente qual resultado que espera no final e garantir que o liderado para o qual está passando determinada tarefa ou função tenha total entendimento sobre o que espera quanto a tarefa a ser realizada.
É importante também que o liderado tenha uma percepção sistêmica do ambiente e da tarefa, pois erros de percurso podem ocorrer e se ocorrerem deverão ser contornados da melhor forma, como se quem delegou estivesse na execução.
Dois pontos imprescindíveis nesse tipo de ação:
- Tenha claro em sua mente, o que quer e qual resultado espera;
- Tenha uma comunicação assertiva.
Quinta Dica – Aprenda a dizer NÃO
Cada um de nós é responsável ou corresponsável pela maioria dos problemas que tem.
O líder quando tem foco, tem claro também suas prioridades e dizer NÃO muitas vezes é manter os olhos no que foi planejado previamente.
Gestores que dizem sim para tudo, fazem qualquer coisa, menos gestão e simplesmente estão focados em tarefas enquanto seus liderados estão soltos sem nenhum planejamento.
A produtividade de qualquer pessoa pode ser comprometida através dos vários SIM’s, claro que deve se avaliar a urgência das questões, e ponderar sempre, avaliando cada caso e não simplesmente dizer sim para tudo.
Se você se identifica com essa descrição, será que não chegou a hora de você aprender a dizer não?
Sexta Dica – Seja um líder positivo
Positividade é a habilidade em ver os desafios como oportunidades. Superar todas as adversidades, sempre vendo o lado bom de cada acontecimento ou cenário.
Saiba que a vida pode ser vivida de uma forma muito positiva, obtendo-se aquilo que você quer.
Claro que isso não te impede de cair, mas se o fizer, levante-se, talvez as coisas aconteçam de forma diferente de como quer que aconteça.
Quando ocorrer, o mais importante são os aprendizados que se obtém neste processo. Eles com certeza serão diversos e muito positivos. Você terá a chave para começar novamente com mais recursos, sabendo o caminho e vai estar mais perto de realizar o que você busca.
Ouça sua equipe: Na grande maioria das vezes, sua equipe tem as respostas para muitos problemas ou questões a serem resolvidas.
Pergunte para seu par: De forma geral os pares (pessoas na mesma posição como a sua na hierarquia, mas em outro departamento) com um olhar de fora, pode te ajudar perceber questões que talvez você não perceba.
Veja o lado positivo: Por mais desafiador que pareça ser tudo o que acontece, você poderá ter uma lição positiva. Aconteceu isso? Mas poderia ter acontecido algo pior. É neste sentido, quando você começa ver o lado positivo de tudo o que acontece em sua vida, você aos poucos se torna uma pessoa mais positiva.
Sétima Dica – Aprenda a dar e receber Feedback
A grande maioria das pessoas pensam em crescer em suas carreiras. O propósito e a intenção do feedback é possibilitar e permitir que você identifique situações nas outras pessoas e em você mesmo e, faça algo para mudar mostrando para a outra pessoa essas questões.
O feedback hoje, é uma ferramenta muito importante para gestão de pessoas. Afinal, permite apresentar, a quem quer que seja, de uma forma construtiva, os pontos positivos e os pontos a serem melhorados.
Na maioria das vezes, isso significa prestar atenção rigorosa em você, em seus sentidos, vendo, ouvindo, sentindo e percebendo tudo aquilo que está ocorrendo com você no ambiente de trabalho e com as pessoas que te cercam.
Sua autoavaliação é muito importante e seus sentidos são a única maneira de você obter feedback direto do que está acontecendo. As informações que obtém, permitem que saiba se está na direção certa em relação aquilo que você quer.
E você enquanto líder acolhe feedbacks de seus liderados?
As pessoas são inspiradas e motivadas por feedback positivos. Mas pontos a melhorar nem sempre são fácies de receber, muito pelo motivo que esta prática é pouco comum ou porque é feito de forma destrutiva, ou seja, é usando o método de crítica ao invés de feedback.
Quando recebemos feedback e acolhemos, isto nos dá mais consciência daquilo que fazemos e de como fazemos. Essa prática um presente, pois, como saber o que melhorar se não sabemos o que melhorar?
Quando seu liderado te der um feedback é importante ouvir, prestar muita atenção em todos as informações que está te passando. Desta forma conseguirá absorver melhor a mensagem se estiver concentrado ouvindo e compreendendo.
É muito normal querer se defender quando estiver recebendo o feedback, mas simplesmente acolha, você não precisa explicar nada. Acolha. Você não faz ideia como seu liderado está contribuindo para seu desenvolvimento.
Oitava Dica – Conheça o seu perfil comportamental de liderança
Conhecer o seu perfil comportamental DISC de liderança é um passo fundamental no caminho para se tornar um líder mais eficaz. O modelo DISC, que classifica os estilos de liderança em Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, oferece insights valiosos sobre como você naturalmente aborda situações de liderança.
Com essa compreensão, você pode identificar suas forças e fraquezas específicas, adaptar sua abordagem de liderança para diferentes contextos e aprimorar sua capacidade de se comunicar e influenciar sua equipe.
Em última análise, conhecer o seu perfil DISC de liderança é a base para o desenvolvimento de um líder mais consciente e eficaz, capaz de enfrentar os desafios do ambiente de trabalho com confiança e sucesso.
No mais era isso, conte conosco.
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